As crianças com disgrafia apresentam uma série de sinais ou manifestações secundárias que acompanham o seu grafismo defeituoso, e por sua vez o determinam. Entre estes sinais destacam-se:
- Uma postura gráfica incorrecta.
- Forma incorrecta de segurar o instrumento com que se escreve;
- Deficiências de preensão e pressão;
- Ritmo de escrita muito lento ou excessivamente rápido;
- Erros ortográficos, das substituições e das omissões;
-Mistura de letras maiúsculas com minúsculas;
-Confusão de letras semelhantes;
-Letras com traços ou tamanhos inadequados (muito grandes ou muito pequenas);
- Linhas horizontais torcidas;
-Uniões e fragmentações incorrectas; etc.(Citoler, 1996)
A nível específico, as crianças com disgrafia podem apresentar erros primários nos seguintes aspectos:
ü letra excessivamente grande ou pequena;
ü forma das letras irreconhecíveis;
ü espaçamento das letras ou das palavras deficitário,
ü letras e as palavras podem parecer desligadas ou sobrepostas e ilegíveis;
ü traçado (exagerado e grosso ou por outro lado suave e quase imperceptível);
ü ligações entre as letras (por vezes a criança não liga as letras de forma adequada);
ü má organização da página (ligada a um distúrbio de orientação espacial), a escrita caracteriza-se essencialmente pela apresentação desordenada do texto com margens mal feitas ou inexistentes, espaços entre palavras e entre linhas irregulares e, escrita ascendente ou descendente.(Torres et al., 2001)
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