Ao reservar todos os dias um período de tempo inteiramente dedicado aos filhos/educandos, e ao revelar disponibilidade para os ouvir, pode ser fundamental para o desenvolvimento destas crianças.
Nestes momentos, são várias as estratégias que podem ser empregues, por exemplo:
- Utilize palavras simples e concretas enquanto dá instruções á criança, demonstrando sempre o que pretende. Transmita uma instrução de cada vez e de reforço positivo sempre que a criança complete a tarefa com sucesso.
- Previsibilidade, consistência e rotinas fornecem um maior sentimento de segurança: horários para as diversas actividades diárias, para os trabalhos de casa, etc.
- Estabeleça diariamente um horário de estudo e mesmo que não tenha trabalhos de casa, o seu filho terá de usar esse período para trabalhar em algo relacionado com as aprendizagens e com os seus gostos.
- Em vez de fazer as coisas para a criança, trabalhe com a criança. Peça-lhe que indique quando não precisa mais da sua ajuda.
- O local de trabalho deve ser confortável, adequado e livre de distracções. Permita algumas escolhas sobre o ambiente de estudo (ouvir musica suave, sentar-se no chão), desde que não perturbe o trabalho.
- Elabore um “estojo de T.P.C.“ que inclua lápis, esferográficas, cola, fita, borrachas, dicionário, tesoura, etc. – quaisquer materiais que a criança necessite.
- Lembre-se que os trabalhos para casa da criança são da responsabilidade da própria, não da sua! E apenas responsável por assegurar um local onde esta possa trabalhar sem interrupções.
- Incentive a criança a aderir a uma modalidade desportiva ou recreativa. Desta forma, esta a criar oportunidades para que tenha sucesso, exercício físico e interacção com os pares, contribuindo significativamente para a sua auto-estima.
Sem comentários:
Enviar um comentário