domingo, 15 de maio de 2011

INTERVENÇÃO PSICOMOTORA NA DISGRAFIA

   INTERVENÇÃO PSICOMOTORA NA DISGRAFIA


       Coordenação dinâmica das mãos (Torres et al., 2001)

A reeducação digito-manual visa alcançar a precisão no domínio da mão, evitando movimentos involuntários em determinados grupos musculares, aperfeiçoando a dissociação e flexibilidade dos movimentos digitais, e a coordenação e adaptação dos movimentos manuais na escrita.
Exercícios manuais básicos que implicam a tomada de consciência dos gestos manuais:
ü  Movimento de fecho e abertura dos punhos,
ü  União e separação das mãos, movimentos de imitação de gestos.
ü  Lançamento e recepção de bolas e alternar as mãos em várias tarefas, uma batendo na cabeça e outra esfregando o estômago.

 O técnico deve ainda desenvolver com a criança exercícios que promovam a independência dos dedos (fechar a mão e esticar os dedos um a um, tamborilar os dedos); e a coordenação digital em habilidades de motricidade fina - atar cordões, fazer e desfazer nós, etc.

       Coordenação visuomotora

Objectivo: melhorar a articulação dos movimentos da mão com a percepção visual, uma vez que a coordenação óculo-manual é necessária para se alcançar uma boa qualidade gráfica na escrita.
Os exercícios mais usados são aqueles que favorecem a dissociação de movimentos manuais, treinam a forma de pegar no lápis, e ao mesmo tempo fomentam a percepção visual.
Sugestão de exercícios:
ü  Picotado ou de perfuração, respeitando os limites do contorno da figura, desenhos e linhas;
ü  Recorte ou de rasgar, realizados igualmente sobre desenhos, figuras e linhas;
ü  Enfiar chaves em quadros perfurados;
ü  Acoplar peças em tabuleiros de encaixe, enfiar bolas perfuradas num fio.

Reeducação do grafismo (Torres et al, 2001).

A reeducação do grafismo é a última fase de intervenção.
1º- Momento orienta-se para o desenvolvimento de capacidades e destrezas relacionadas com o grafismo;
 2º. Momento a correcção dos erros de grafia propriamente ditos.

Sugestão de exercícios:
ü  Exercícios de preensão e pressão através dos quais se ensina a criança a segurar adequadamente o lápis e qual a pressão que deve exercer (deve ser suficiente, mas moderada, favorecendo a fluidez de movimentos e o traço uniforme);
ü  Exercícios de automatização dos movimentos esquerda-direita próprios da escrita;
ü  Exercícios sobre linhas rectas e curvas;
ü  Exercícios sobre linhas mistas; e exercícios de contornos de desenhos.
ü  Estes exercícios têm uma sequência, que do ponto vista motor vai do mais global para o mais fino.

Nota: Primeiramente devem ser executados no ar e depois em tecidos, recorrendo à digitinta, para que a criança adquira controlo e interiorização suficientes dos movimentos. Uma vez alcançando um determinado grau de controlo, os exercícios podem ser realizados sobre espaços gráficos de menor dimensão, recorrendo agora ao lápis, o que para efeitos de controlo do movimento, pressupõe um esforço motor superior, já que se põe em jogo a motricidade digital (Torres et al, 2001).

Erros de grafismo

Erros de grafismo podem ser de natureza diversa, em função da área da grafia que afectam.
Forma das letras, é muito importante que a criança repasse a configuração correcta de cada um dos grafemas e que interiorize a sua forma através de actividades variadas, como: repassar o contorno das letras; picotar e recortar letras; reproduzir as letras em plasticina; simular o formato das letras no ar; executar as letras em espaços gráficos amplos, com tinta ou com pinturas; e executar as letras em folhas de papel quadriculado e liso (Torres et al., 2001).
no tamanho ou dimensão das letras, pode dar-se à criança cadernos de duas linhas, para exercitar as regularidades da dimensão sem a ajuda de linhas, sendo favorável que comece por tomar como referência a primeira letra que escreveu (Torres et al., 2001).
No que se reporta às inclinações inadequadas existem exercícios específicos que favorecem a estabilidade e direccionalidade da escrita, entre os quais se destacam: traçado de linhas rectas; traçado de linhas paralelas; traçado de ondulações; e união de dois pontos apenas com movimentos do pulso.
Quanto às uniões ou ligações inapropriadas, os exercícios que podem ser executados são: exercícios de repasse de palavras ou frases em papel pautado, sem levantar o lápis; exercícios de cópia de palavras, sem levantar o lápis; exercícios de realização de ligações correctas em textos em que faltam as uniões entre as letras; exercícios de correcção de ditados e composições próprias, completando ou reformando as uniões incorrectas.


 

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