As crianças com dificuldades de aprendizagem podem manifestar uma combinação de habilidades e dificuldades que afectam o processo de aprendizagem.
Estas dificuldades podem surgir;
ü atenção voluntária e concentração;
ü velocidade de processamento simultâneo e sequencial da informação visual, auditiva e táctilo-quinestésica;
ü discriminação, análise e síntese perceptiva;
ü memória a curto prazo;
ü cognição; expressão verbal;
ü a nível psicomotror (Fonseca, 2005).
Estas crianças podem ter dificuldades na aquisição de algumas competências, podendo adquirir outras rapidamente (Nielsen, 1999, cit. por Fonseca, 1984).
Araujo e Cuozzo, em 2003, na prática identificam algumas características comuns nas crianças com DA:
ü alterações e dificuldades perceptivas;
ü dificuldades na habilidade manual e alterações da escrita,
ü desajustes tónico-posturais na actividade gráfica;
ü problemas na organização espácio-temporal;
ü capacidade criativa limitada;
ü dificuldade em expressar as suas ideias;
ü problemas afectivos;
ü como baixa tolerância à frustração;
ü dificuldade em esperar pela vez;
ü baixa auto-estima;
ü dificuldades em controlar a agressividade;
ü dificuldade em iniciar e terminar tarefas e um desempenho irregular;
ü défices na memória auditiva e visual sequencial.
Fonseca (1984) sugere que as crianças com DA podem apresentar várias problemáticas:
Ao nível emocional, as crianças com dificuldades de aprendizagem podem experimentar sentimentos de exclusão, de rejeição, de perseguição, de insucesso, tendo um auto-conceito frágil. A repetição de situações de insucesso pode levar à criação de resistências e fobias em relação às tarefas educacionais (Fonseca, 1984). Podem também evidenciar sinais de impulsividade e falta de controlo, falta de discernimento e de percepção social, sem planificação de condutas, têm dificuldade na antecipação das consequências dos seus comportamentos (Fonseca, 1984).
Ao nível dos processos cognitivos, as crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam dificuldades na aprendizagem dos processos simbólicos da fala, leitura, escrita, aritmética, independentemente de lhes terem sido proporcionadas as condições adequadas de desenvolvimento, manifestando uma discrepância no seu potencial de aprendizagem (Fonseca, 1984).
Ao nível da percepção visual podem também verificar-se dificuldades ao nível da discriminação visual (problemas em reconhecer semelhanças e diferenças de formas, cores, tamanhos, letras, números); da figura-fundo (problemas de atenção selectiva e focagem, não identificando figuras sobrepostas); da constância da forma (problemas em reconhecer uma forma, independentemente de variações da posição, tamanho ou cor); na rotação de formas no espaço (dificuldade em identificar as mesmas formas invertidas ou rodadas no espaço); de associação e integração visual (problemas de organização da informação visual e na associação imagem-palavra); de coordenação visuomotora (problemas em coordenar a visão com os movimentos do corpo ou da mão na manipulação de objectos) (Fonseca, 1984).
Ao nível dos problemas de memória, estas crianças podem apresentar dificuldades de memorização visual (relação entre o todo e as partes mal organizada, com problemas no armazenamento da informação, dificuldade no reconhecimento de símbolos, dificuldades na sequencialização visual) e de memorização auditiva (dificuldade em compreender e lembrar instruções e direcções, dificuldade em processar, categorizar e classificar a informação, dificuldades semânticas e de sintaxe, inadequada utilização da linguagem com dificuldade na construção de frases e em lembrar-se espontaneamente de palavras) (Fonseca, 1984). A presença de sistemas de memória passivos, desregulados, esporádicos e episódicos de retenção de informação são característicos de crianças com dificuldades de aprendizagem (Fonseca, 1984).
Os processos psicolinguísticos podem ser divididos em receptivos (auditivos e visuais), integrativos (retenção, compreensão e associação) e expressivos (rechamada, programação verbal, oral, motora) (Fonseca, 1984). Os sinais evidenciados pelas crianças com dificuldades de aprendizagem nestes processos são: problemas na compreensão do significado de palavras e frases; problemas em seguir e executar direcções ou instruções; problemas de memória auditiva e de sequência temporal, simbólica e não simbólica; vocabulário restrito e limitado; frases incompletas e mal estruturadas; dificuldades na rechamada de informação, problemas na organização lógica e de ocorrências; dificuldades na formulação e ordenação das ideias; problemas na articulação e repetição de frases (Fonseca, 1984).
Sem comentários:
Enviar um comentário